Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (2024)

O cabelo cuia, também conhecido como “bowl cut”, é aquele que parece ter sido moldado na vasilha conhecida pelo mesmo nome. Ou seja, tem fios retos e de comprimento uniforme em toda a sua extensão, da franja à nuca.

No cabelo liso e pesado, fica mais fácil perceber a razão do nome, porque o formato peculiar é realçado pela hom*ogeneidade dos fios.

Corte tigela ou tigelinha são outras formas de se referir à tendência, que pode vir com os fios retos ou com suave diferença de comprimento, sendo mais curto sobre a testa e acima das orelhas.

Em inglês, aliás, o nome é esse também, “bowl cut”, se refere à tigela redonda que usamos em casa. Quase um sinônimo para “cuia”, certo?

Como aderir ao corte tigelinha?

Para aderir ao bowl cut, o corte tigelinha, é só pedir para o seu cabeleireiro que você quer os cabelos nesse formato. Leve fotos de referência para que ele entenda exatamente o que você quer.

Mas não é só o tipo de cabelo e o modo como ele é cortado que caracterizam o estilo. O jeito de arrumar também conta. Para aderir, saiba que os fios precisam ser ajeitados na direção em que crescem. A franja cai para a frente, os fios laterais, cada um para seu lado, e a parte de trás, vai na direção do pescoço.

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (1)

Como deixar o corte cuia moderno?

Para deixar o corte moderno, atualmente, uma boa dica é desfiar as pontas e criar um efeito menos chapado. Pontas desfiadas deixam o aspecto mais leve e beneficiam o movimento. À moda antiga, o corte era propositalmente pesado e inteiriço.

Essa tendência, que teve seu auge no início dos anos 1960, embalada pelo ritmo (e as estrelas) do iê iê iê, voltou a ganhar adeptos nos anos 90, quem foi criança nessa época vai se lembrar, e recentemente começou a ficar em alta de novo, principalmente por causa dos artistas do K-pop.

Na década de 1950, o corte fazia a cabeça de jovens franceses, homens e mulheres e, anos depois, ganhou o mundo, graças a roqueiros ingleses. O resultado foi uma onda de homens com cabelo cortado nesse estilo, do Japão ao Brasil.

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (2)

Por aqui, o corte também ficou marcado como característica marcante dos amantes do rock, escolha tanto dos fãs como dos ídolos. Eles eram facilmente identificados pelo cabelo liso penteado para a frente.

Na falta de fios naturalmente lisos (capazes de imitar perfeitamente uma cuia!), naquele tempo pré-chapinha, era comum os homens reforçarem o penteado com o auxílio de toucas de meia.

Cabelo cuia em cabelo liso

Cabelos lisos, de fato, são os melhores amigos do corte em formato de cuia. E, nesse quesito, quem tem os fios naturalmente retos, sai na frente.

Quem quiser alisar o cabelo, entretanto, também pode conquistar o efeito. Se for seu caso, existem diversas opções a seu favor. Todas bem mais práticas do que a velha touca!

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (3)

Entre as alternativas com duração temporária, a dupla imbatível é o secador de cabelo e a chapinha. Se for sua escolha, aplique um protetor contra as altas temperaturas no cabelo e, use uma escova cilíndrica enquanto seca os fios.

As opções de alisamento mais duradouras são aquelas que incluem algum tipo de química, como as escovas definitiva ou progressivas.

Apesar de a durabilidade pesar a favor dos procedimentos, eles também têm seus contras, como o aumento da oleosidade na raiz e a desnutrição dos fios — “encapados” pela química, que muda sua estrutura, eles acabam não absorvendo nutrientes como o cabelo virgem.

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (4)

Por isso, vale consultar um profissional, antes de se decidir pela química e contar com esse expert para executar o processo.

Corte cuia em cabelo cacheado

Quem tem cabelo cacheado também pode investir no corte cuia. A dica é fazer uma fitagem para deixar os cachos definidos e com um volume incrível para destacar o estilo.

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (5)

Corte cuia em cabelo crespo

No cabelo crespo é mais difícil o corte cuia ficar em evidência. Por isso, uma das sugestões é investir em dreads. Assim, os fios vão ficar com o caimento necessário para criarem o formato tigelinha.

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (6)

Como fazer a manutenção do corte tigelinha?

Levando em consideração que o cabelo cresce em torno de 1cm por mês, a manutenção do corte tigelinha pode ser feita uma vez a cada 30 dias para manter o estilo em dia e evitar que a franja cubra os olhos.

Sugestão de produtos

Para que os cabelos fiquem bonitos e saudáveis, a gente indica o Shampoo Anticaspa Clear Sports Men Limpeza Profunda, que limpa os fios de forma eficiente, mas mantendo-os hidratados.

Clear

Shampoo Anticaspa Clear Sports Men Limpeza Profunda

Compre agora!

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (7)

Outra boa escolha é o Shampoo Clear Men Ice Cool Menthol, que deixa uma sensação refrescante no couro cabeludo e previne a caspa.

Clear

Shampoo Clear Men Ice Cool Menthol

Compre agora!

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (8)

Ele está de volta: o "cabelo cuia" é tendência (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Rev. Leonie Wyman

Last Updated:

Views: 6558

Rating: 4.9 / 5 (79 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rev. Leonie Wyman

Birthday: 1993-07-01

Address: Suite 763 6272 Lang Bypass, New Xochitlport, VT 72704-3308

Phone: +22014484519944

Job: Banking Officer

Hobby: Sailing, Gaming, Basketball, Calligraphy, Mycology, Astronomy, Juggling

Introduction: My name is Rev. Leonie Wyman, I am a colorful, tasty, splendid, fair, witty, gorgeous, splendid person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.